Qual a diferença entre Champagne x Espumante?

My Image

Champagne e Espumante são bebidas comumente confundidas. Há aqueles que acham que é a mesma coisa e aqueles que acreditam que a maior diferença está no preço. Porém são produtos bem diferentes mas com características parecidas.

O espumante é um vinho branco ou rosé espumante que passa por duas fermentações. Na primeira o açúcar da uva se transforma em álcool, já na segunda é adicionado fermentos que ao entrarem em contato com o líquido da uva produzem o gás que é o responsável por àquelas bolhinhas que dão o charme especial a bebida.

Já o Champagne é, assim como o espumante, um vinho branco ou rosé. Porém é produzido exclusivamente na região de Champagne, no nordeste da França, e utiliza obrigatoriamente em sua fabricação apenas as uvas Chardonnav, pinot noir e pinot meunier, e a sua segunda fermentação acontece dentro da própria garrafa, método champenoise.

Além disso nem todo espumante fabricado na região de Champagne pode ser chamado de Champagne. Caso seja produzido na região mas não obedeça aos critérios de produção, método champenoise e o uso das uvas Chardonnav, pinot e pinot merunier, não pode ser comercializado como Champagne e sim como espumante. Da mesma forma que se o método e as uvas peculiares do Champagne forem utilizadas mas em outra região, o espumante não pode ser chamado de Champagne.

Ou seja, o Champagne é uma indicação geográfica de denominação de origem do espumante que carrega em si características peculiares e exclusivas da região de Champagne, e só poderá ser utilizada para indicar os produtos que atendam aos critérios estabelecidos.

Então, na hora de comprar o seu Champagne, confira no rótulo se ele é de fato um Champagne ou se ele é um espumante que está sendo vendido como Champagne.

Notícias em destaque:

A marca da sua empresa ainda não é Patenteada?

Solicite uma pesquisa de marca GRÁTIS e sem compromisso e descubra se a marca da sua empresa pode ser sua ou se outra pessoa já registrou ela antes de você!