Encontrei um perfil no instagram com o mesmo nome do meu! O que fazer?

Júlison César


My Image

 

 

 

Sabe aquele perfil no instagram com o mesmo nome da sua loja que seus amigos e clientes perguntaram se é o seu? Ou você já se deparou com algum cliente que acabou comprando com outra empresa pensando que era você? E se esse perfil fizer alguma besteira e as pessoas começarem a criticar a "sua" empresa por algo que você não fez?

Pois é, isso é muito mais complicado e comum do que parece; pois a reputação da sua marca pode ser afetada (se já não foi, né?), além de você ter o risco de perder clientes e gerar confusão na cabeça deles e ainda restringir mercado, até porque as pessoas tendem a comprar a alguém que esteja mais próximo delas, por questões de confiança e por conta do frete que sairá mais barato também.

Mas pode ficar tranquilo(a)! A Lei da Propriedade Industrial visa combater a concorrência desleal, preservando a imagem da empresa que detém o registro da marca e facilitando também a vida do consumidor que não ficará na dúvida na hora de comprar e não irá adquirir produtos e serviços enganados.

E pra se proteger disso você deve registrar a sua marca junto ao INPI(Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Mas pra isso, primeiramente deve-se fazer uma pesquisa detalhada no acervo da autarquia pra ver se essa outra pessoa já não registrou a marca que você usa primeiro que você ou se já não existe uma marca registrada igual ou parecida com a sua no seu segmento. Isso mesmo, se já existir uma marca igual ou até mesmo parecida com a sua você não poderá registrar e ainda terá que mudar a marca também!

- E se essa outra pessoa tiver registrado antes de você?
Infelizmente se isso tiver acontecido você estará em maus lençóis. Porque segundo a própria Lei da Propriedade Industrial a marca é de quem registra primeiro, desde que quem solicitou o registro esteja a mais de 6 meses utilizando essa marca. Ou seja, se essa pessoa registrar e estiver há mais de 6 meses no mercado, mesmo que você esteja utilizando a marca há muito mais tempo que ela, a marca será dela e você que terá que mudar de marca e ainda estará comentendo crime contra propriedade industrial.

- E se não houver marca igual ou parecida com a sua já registrada?
Aí você deve registrar a sua marca o quanto antes; e somente após isso você poderá denunciar esse perfil fake ao próprio instagram.

Após registrar a sua marca você pode denunciar o perfil por uso indevido de marca:

1 - Entre no perfil que copiou a sua marca;
2 - Clique em "DENUNCIAR";
3 - Clique em "É IMPRÓPRIA";
4 - Clique em: "ACREDITO QUE O PERFIL VIOLA AS DIRETRIZES DO INSTRAGAM";
5 - Clique em: "DENUNCIAR CONTA";
6 - Clique em: "O PERFIL ESTÁ USANDO PROPRIEDADE INTELECTUAL SEM A MINHA AUTORIZAÇÃO;
7 - Clique em: "SAIBA MAIS SOBRE A DENÚNCIA DE VIOLAÇÃO DE MARCA COMERCIAL";
8 - Clique em: "PREENCHER ESTE FORMULÁRIO";
9 - Clique em: Está infringindo ou violando o seu direito de "MARCA COMERCIAL";
10 - A partir de agora você preenche o formulário de acordo com a sua situação pois o Instagram dá várias opções para que você possa escolher a que mais se adequa a sua realidade, inclusive uma deles dá a possibilidade de você reinvidicar uma conta de alguém que esteja utilizando a sua marca indevidamente para a sua empresa;

Após a denúncia é só aguardar a decisão do Instagram pela sua solicitação, e claro: eles irão pedir a documentação que comprove que a marca de fato é sua, no caso o seu processo de registro, e o número do seu processo de registro junto ao INPI. Mas não se preocupe que a Farol enviará tudo isso pra você sem custo algum!

Quer saber se a sua marca está livre pra registro e ainda ganhar uma consultoria online sobre a situação da sua marca e o que você pode ou não fazer pra se proteger dos perfis fakes da sua empresa?

Solicite uma pesquisa GRÁTIS e SEM COMPROMISSO, no início da notícia ou na nossa página inicial!

 

Notícias em destaque:

A marca da sua empresa ainda não é Patenteada?

Solicite uma pesquisa de marca GRÁTIS e sem compromisso e descubra se a marca da sua empresa pode ser sua ou se outra pessoa já registrou ela antes de você!