Decidi empreender! Por onde começar?

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Empreender no Brasil não é nada fácil. Mas se é isso que você quer mesmo: seja muito bem vindo ao clube das pessoas que serão muito questionadas e até "criminalizadas" em algumas situações, mas que o futuro do país e de inúmeras pessoas está em suas mãos.

Empreender é uma grande manifestação de cidadania e uma das maiores armas para mudarmos o futuro do país em que vivemos. E pra empreender você deve entender como funciona o mecanismo de uma empresa e buscar conhecimentos em finanças, vendas, pessoal, ponto comercial e marca. Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas preciosas para cada um desses itens pra facilitar a sua vida e dar uma clareada nas suas ideias:


- FINANÇAS:

Se as vendas são o coração da empresa, o financeiro são as nossas artérias e veias. Se elas não trabalharem bem a sua empresa não funciona. E mesmo que isso aconteça ela deve trabalhar em conjunto com as outras áreas. Isso porque se não houver sincronismo, a falha de outra área pode afetar as finanças e acumular problemas financeiros, e assim como no nosso corpo pode ocasionar sérias doenças, e muitas delas sem volta!

Então, pra gerir uma empresa é necessário conhecimentos específicos sobre finanças e principalmente CONTROLE. Liste tudo que entra, tudo que saí, suas datas, o que é cada coisa, a quem foi pagou, de quem recebeu, e divida suas despesas e receitas em centrais de custos (por exemplo: marketing, vendas, pessoal, impostos etc). Assim, você terá não só controle financeiro, mas também vários dados que auxiliarão na tomada de decisão, principalmente no que diz respeito a cortar custos e gastos desnecessários.

Para a área financeira nós indicamos o “ZERO PAPER”; sistema de controle financeiro fácil, gratuito e disponível também em APP.


- VENDAS:

O jeito mais viável para gerar vendas e também reduzir custos é CONHECER e ENTENDER O SEU CLIENTE!

Conhecendo o seu público alvo você poderá oferecer um serviço ou produto que o agrade, que supra suas necessidades e supere suas expectativas, que o faça querer deixar de comprar o que já compra pra comprar o seu e que você entenda os seus comportamentos e possa estar nos lugares onde ele está. Também te possibilita escolher onde abrir sua loja física, e te auxilia até mesmo na hora de precificar seus produtos e serviços; além de reduzir muitoo as suas chances de quebrar!

Não adianta abrir uma empresa que vende produtos e serviços que você gosta ou que acha que dará certo. Intuição é essencial pra se empreender, mas conhecimento e dados são indispensáveis pra se ter um negócio de sucesso!


- PESSOAS:

De início tente não contratar. Só contrate se for de fato necessário.

Muitas vezes temos a ânsia de contratar e ter funcionário na nossa empresa pra passar credibilidade aos clientes, ter alguém pra nos ajudar, diminuir o trabalho e, em algumas situações, até mesmo por ego (ego besta por sinal!). Mas fique tranquilo! 90% das coisas que você acha que irá acontecer quando abrir sua empresa NÃO irá acontecer, e coisas que você jamais imaginou acontecer, irão acontecer! Mas isso você só vai saber quando o jogo começar!

E outra coisa: início de negócio é hora pra muito trabalho mesmo e de ser o mais produtivo possível, e não pra muita regalia e conforto.

 

- ESPAÇO FÍSICO:

Assim como contratar funcionários, se puder não alugar espaço físico NÃO alugue!

Agora se for totalmente indispensável ter um local... aí vem outro detalhe que já falei anteriormente: conheça muito bem o seu público alvo para saber aonde ele está e por onde ele passa.

 

- NOME COMERCIAL E MARCA:

E por fim e não menos importante o nome pelo qual as pessoas identificarão a sua empresa e diferenciarão os seus produtos e serviços dos seus concorrentes!

Escolher uma marca vai muito além de escolher um nome bonito! E sabe qual a diferença entre as marcas de sucesso e as que não fazem tanto sucesso assim? Elas são ÚNICAS e assim não geram confusão na cabeça do cliente; e sempre que alguém escuta falar sobre ela já liga automaticamente àquela empresa. Agora quando você escolhe um nome comum demais, sempre que alguém falar a sua marca as pessoas vão se perguntar qual delas é: “é aquela de fulaninha?” “é aquela do instagram?” “É aquela que foi assaltada semana passada?” “é aquela que só faz serviço mal feito?”... e isso pode te fazer perder tanta venda que seu financeiro vai sofrer pra descobrir.

Então a dica na hora de escolher a marca da sua empresa é buscar um nome único, diferente do que já tem no mercado, fugir de nomes comuns no seu segmento, procure um nome curto, de fácil identificação e que seja fácil de falar, e principalmente NÃO COPIE MARCAS, pois usar marca registrada é CRIME e dependendo do caso pode gerar multas, indenizações e dores de cabeça gigante. Além disso você ainda pode ser obrigado legalmente a mudar de marca e jogar todo seu trabalho no lixo, começando tudo do zero novamente.

Após escolher a marca que dará nome a sua empresa, procure urgentemente uma empresa de marcas e patentes para registrá-la e torna-la única a nível nacional no seu segmento. Caso contrário, se surgir uma empresa no mercado com um nome igual ou parecido com o seu, e essa pessoa registrar antes, você também estará cometendo crime e poderá pagar indenização por uso indevido, mesmo usando a mais tempo. Isso porque legalmente uma marca só “existe” a partir do momento que é protocolado o pedido de registro junto ao INPI.

Então, controle seus custos e receitas e cadastre tudo no “Zero Paper” ou no sistema que preferir, conheça seu cliente, só contrate funcionário e alugue um ponto comercial se forem mesmo necessários, se for alugar escolha um local com base no seu público alvo, escolha uma marca única e que seja curta e fácil de falar e por fim: registre a sua marca!

 

E pra saber se a marca que você escolheu pode ser usada e não existe marca registrada solicite uma pesquisa de marca GRÁTIS AQUI!
 

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